top of page
Buscar
  • Foto do escritorSérgio Falcão

Influência da boa nutrição na fertilidade



É mais que do que consenso o fato de que a boa nutrição exerce grande impacto na fertilidade, tanto feminina quanto masculina. Sim, nos homens também! Muito se investiga a fertilidade feminina, mas devemos lembrar que 50% da carga genética vêm dos homens.

Estados tanto de baixa qualidade nutricional quanto de obesidade impactam e muito a produção e a qualidade de óvulos e espermatozoides, dificultando a gravidez. Por outro lado, uma estratégia nutricional adequada, com correção do peso e o fornecimento de nutrientes específicos podem melhorar a frequência ovulatória e a qualidade do sêmen, aumentando a chance de ocorrer a fecundação.

Antes de apresentarmos as sugestões alimentares para o aumento da sua fertilidade, vale lembrar que isso não fará você engravidar, apenas melhorarão as chances, ok? 😊

VEGETAIS VERDE-ESCUROS


Couve, espinafre e brócolis são ricos em ácido fólico, vitamina do complexo B, essencial na formação e no desenvolvimento do feto.

LEGUMINOSAS


Feijão, lentilha e ervilha fornecem ferro, o que evita a anemia, condição que pode prejudicar a ovulação e dificultar a concepção.

FRUTAS E VEGETAIS AMARELOS

Abacaxi, manga e maracujá fornecem vitamina A, que ajuda na regulação da produção hormonal feminina.

CARNES, PEIXES E COGUMELOS

As carnes vermelhas e peixes fornecem vitamina D, nutriente que regula a distribuição hormonal. Porém, lembre-se de tomar sol, o que faz a ativação dessa vitamina.

CASTANHA DO PARÁ

Essa excelente castanha é rica em selênio, mineral que melhora a produção e a qualidade do óvulo.

Outros fatores podem estar relacionados com a demora para ter sucesso na fecundação como tabagismo, consumo excessivo de álcool, cafeína, consumo de industrializados (aditivos alimentares), agrotóxicos e a prática inadequada de atividade física.

Sou Silvia Ferolla, nutricionista, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.

Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta presencial ou online. 31 2573-0090 ou 99199-2929 (Whatsapp).

222 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png
bottom of page