Buscar
  • Sivlia Ferolla

Os maiores vilões da sua alimentação


maiores vilões da sua alimentação

Todos nós sabemos que os vilões têm seu charme. Senão, não enganariam ninguém. E na alimentação, isso não é diferente.

A realidade é que os maiores vilões da sua alimentação realçam sabores, adoçam, saciam a fome rapidamente e têm diversos outros encantos para nos enganar.

Agora preste atenção nesse conteúdo que vai ajudar a evitar os maiores vilões da sua alimentação.

AÇÚCAR

Esse vilão é tão significativo que é considerado por alguns estudiosos, a droga do século XXI. O açúcar causa dependência tal como a cocaína, a heroína, a nicotina e o álcool.

Quando consumido em excesso, o açúcar aumenta a chance de obesidade, de doenças cardiovasculares. Além disso, aumenta o risco de diabetes, hipertensão e cáries.

Evite excesso de doces, pães, biscoitos, refrigerantes (inclusive os diets) e sucos artificiais. Prefira frutas e, caso precise realmente adoçar algum alimento, use açúcar mascavo ou demerara em pequena quantidade.

SAL

Um dos principais componentes do sal é o sódio. Em excesso, traz grandes malefícios à saúde com hipertensão arterial, pedras nos rins, insuficiência renal, agrava a osteoporose, afeta o paladar e acelera o envelhecimento. Além, disso, promove a retenção de líquido nos deixando inchados.

O ideal é consumir, no máximo, dois gramas de sódio, o que equivale a aproximadamente cinco gramas de sal de cozinha por dia. Atenção ao sódio oculto nos produtos alimentícios como glutamato monossodico (molhos, enlatados) e sacarina sódica (adoçantes).

FRITURAS

Frituras são muito gostosas, mas nada saudáveis. Elas favorecem doenças como úlceras, gastrites e problemas cardiovasculares. Além disso, possuem gordura trans e uma substância perigosíssima para a saúde: a acrilamida que pode provocar câncer.

ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Alimentos industrializados estão carregados de aditivos químicos, gorduras e açúcar para ficar mais gostosos. Esses alimentos são os grandes responsáveis pelo excesso de peso na infância, riscos de desenvolver hipertensão e níveis altos de triglicérides. Evite-os ao máximo.

Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.

Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta online ou presencial pelos telefones 31 2573-0090 ou 99199-2929 (Whatsapp).

#silviaferolla #nutricao #nutricionista #nutricionistabh #viloesdaalimentacao

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png