top of page
Buscar
  • Foto do escritorSivlia Ferolla

Para a saúde, é melhor cozinhar em qual panela?


Para a saúde, é melhor cozinhar em qual panela

Quando se fala sobre saúde na alimentação, muitos evidenciam questões sobre tipos de alimentos que fazem bem ou mal, temperos mais saudáveis, melhor horário de consumo, se com ou sem casca, quais alimentos influenciam nas diversas funções corporais e muito mais. Porém, pouco se fala sobre qual panela é melhor para cozinhar.


Muitas pessoas não se atentam a isso, mas o recipiente no qual você prepara a sua refeição também influencia bastante no valor nutricional dos alimentos e no seu bem-estar.


Por isso resolvi abordar o assunto. Leia até o final e saiba a resposta para essa pergunta: para a saúde, é melhor cozinhar em qual panela?


No Brasil, as panelas mais utilizadas são as de alumínio e as de aço inox, em função do preço, do peso e da facilidade dos materiais em conduzir bem o calor.


Porém, as panelas de alumínio merecem atenção, pois o metal pode se soltar na comida e ser absorvido pelo corpo, principalmente se você cozinha com uma colher, também de metal. Existem estudos sobre a neurotoxicidade deste metal, relacionando-o ao Alzheimer.


Já as panelas de inox, são feitas de uma mistura de crómio e níquel. Muitas contêm fundos de alumínio com o objetivo de distribuir melhor o calor.


Crômio, níquel, chumbo, alumínio e cobre são elementos que podem causar danos graves ao nosso organismo. Podemos citar câncer, dor de cabeça, problemas gastrointestinais, hipertensão, doenças cardiovasculares, hepáticas, renais, infertilidade, más formações, inclusive problemas neurológicos, como já citamos.


Panelas de teflon, aceite somente as que são isentas de PFOA (ácido perfluorooctanóico). Esse composto é considerado o grande vilão das panelas, já que a substância está associada a um maior risco de câncer.


MELHORES OPÇÕES


Panelas de vidro, porcelana, cerâmica e aço cirúrgico são as melhores opções para a saúde, por serem mais seguras e atóxicas. Porém, cada uma tem seu lado negativo, em termos de ineficiência na cocção.


As de vidro oferecem má distribuição de calor e quebram com facilidade, principalmente no choque térmico. Já as de porcelana podem ter em sua composição chumbo e cádmio. Fique atentos.


E por fim, as que considero a melhor opção são as panelas de aço cirúrgico, pois são estáveis e não liberam metais na alimentação.


Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.


Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta online ou presencial pelos telefones 31 2573-0090 ou 99199-2929 (Whatsapp).


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png
bottom of page