A saciedade é aquela sensação de plena satisfação do apetite, de que tivemos uma refeição completa e satisfatória. Essa sensação é de grande importância para nossa saúde, pois é ela que nos tira a vontade de comer a toda hora.
Entretanto, sentir-se saciado por mais tempo não tem a ver só com a quantidade de comida, mas também com o tipo de alimento que ingerimos.
A realidade é que existem alimentos que acalmam mais o apetite e outros menos, como é o caso dos carboidratos. Por isso, preparei esse interessante conteúdo sobre os melhores alimentos para a saciedade. Confira.
Em geral, o segredo da saciedade está nas fibras, pois elas aumentam o tempo da digestão no estômago e ajudam a controlar a velocidade de absorção pelo intestino.
SALADAS
Folhas verdes, em geral, são as campeãs em fibras e exigem muita mastigação. Por isso são consideradas as rainhas quando o assunto é saciedade. A mastigação é fundamental para o cérebro sentir que é hora de parar de comer.
BATATA-DOCE
Como contém substâncias resistentes às enzimas digestivas, a batata-doce permanece mais tempo no estômago, ampliando a sensação de saciedade.
SOPA DE LEGUMES
Oferece boa saciedade por uma quantidade mínima de calorias e hidrata. Por isso, em alguns países, as refeições iniciam com um pouco de sopa.
OLEAGINOSAS
Castanhas, amêndoas e nozes são ótimas fontes de gorduras mono e poli-insaturadas e ricas em proteínas vegetais. Uma vez no estômago, esses elementos liberam enzimas de saciedade.
CARNES
Ricas em proteínas e gorduras, as carnes demoram a ser digeridas, aumentando a saciedade. Entretanto, devem ser consumidas com moderação. O ideal é acompanhá-las com verduras e legumes.
Outros alimentos como aveia, linhaça, ovos, frutas com casca, pimenta e canela também ajudam na satisfação do apetite. Agora que você já conhece os melhores alimentos para a saciedade, dê preferência a eles.
Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.
Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta online ou presencial pelos telefones 31 2573-0090 ou 99199-2929 (Whatsapp).
Comments