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  • Sivlia Ferolla

Posso comer frutas em dietas de emagrecimento?


Posso comer frutas em dietas de emagrecimento?

Posso comer frutas em dietas de emagrecimento? Para ser bem direta, sim. Pode e deve, porém, sem exageros e respeitando os limites prescritos na dieta. As frutas são alimentos muito importantes na dieta de qualquer pessoa, pois contém carboidratos naturais, fibras, vitaminas, antioxidantes e polifenóis, substâncias fundamentais para equilíbrio do metabolismo energético, sensação de saciedade, manutenção do funcionamento intestinal dentre outras propriedades. A grande maioria das frutas oferece baixo aporte de calorias, fato desejável nas dietas de emagrecimento. São fáceis de carregar na bolsa ou mochila e podem oferecer saciedade em pequenos lanches principalmente quando associadas às castanhas ou fibras como linhaça, chia, aveia.


De uma maneira geral orientamos o consumo diário de 2 a 3 porções de frutas ao dia. Sendo cada porção em torno de 100g. Na prática se for uma fruta grande como melão, melancia, manga, considere consumir 1 xícara de fruta picada. Se for uma fruta média, a exemplo da banana, maçã ou pera, 1 unidade será uma porção. E se for uma fruta pequena como uva ou morango dentre outras, 6 a 8 unidades correspondem a outra porção de fruta.


Coloque as frutas na sua rotina alimentar principalmente nos lanches intermediários. Sempre que uma pessoa opta por comer frutas ao invés de uma refeição tradicional está trocando a ingestão de gordura, sal e conservantes pelo consumo de fibras, vitaminas e o carboidrato de boa qualidade.


Existe uma grande preocupação em relação ao consumo de frutose nas dietas de emagrecimento. Entretanto, se consumir nas quantidades preconizadas de 2 a 3 porções ao dia, variando as frutas ao longo do dia você consuma evita que tenha uma ingestão excessiva de frutose.


Além do que, é importante ressaltar que a frutose também está presente no açúcar de mesa, dessa forma, sabe-se que um grande contribuinte para ingestão excessiva de frutose na dieta das pessoas é o alto consumo de açúcar e bebidas açucaradas e não o alto consumo de frutas.


Pacientes que optam pela estratégia low carb como dieta de emagrecimento deve dar preferência ao consumo de abacate, coco, maracujá, morango, kiwi, melão (que são frutas com teor mais baixo de carboidrato.

Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG. Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta online ou presencial pelos telefones 31 2573-0090 ou 99199-2929 (Whatsapp). #silviaferolla #nutricao #nutricionista #nutricionistabh

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