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  • Sivlia Ferolla

Quero me tornar vegano. Com o que devo me preocupar?




Quero me tornar vegano. Com o que devo me preocupar?


O veganismo não é somente uma forma de alimentação, mas sim um estilo de vida. Também não é uma moda passageira. Por isso, você não deve se tornar vegano porque aquele famoso também é ou porque seu melhor amigo se tornou. Os principais motivos devem ser por preocupações ambientais, de saúde, ou bem-estar animal.


Busque referências sobre o veganismo em livros, filmes, grupos nas redes sociais, blogs e sites. Entender o veganismo e saber se ele é adequado para seu estilo de vida é uma das melhores formas de preparar a transição e de compreender sacrifícios e benefícios.


A alimentação vegana é completamente livre de ingredientes de origem animal. Ela exclui do cardápio todos os tipos de carne, leite, ovos, mel e seus derivados.


No período de transição, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental para criar hábitos alimentares sadios. O suporte profissional, com orientações e dicas sobre substituições será decisivo para garantir uma boa adaptação do organismo e promover uma absorção mais eficiente das vitaminas e dos nutrientes encontrados em plantas e vegetais.


Para ajudar nessa transição, aqui vão algumas para quem quer se tornar vegano:


• Corte alimentos não veganos aos poucos. Vá devagar e dê tempo para o organismo se adaptar.


• A transição fica mais tranquila com receitas deliciosas. Existem muitas possibilidades saudáveis e saborosas.


• No supermercado, aposte em grãos saudáveis como quinoa, aveia e arroz integral. Inclua leite de amêndoas, leguminosas e sementes, como nozes, chia e linhaça. Também abasteça a dispensa com especiarias, ervas e condimentos, como mostarda, vinagre de maçã, melado e tahine para assegurar o sabor em suas refeições.


• Descubra novas formas de preparações de alimentos comuns como hambúrguer de leguminosas, molhos de vegetais para massas e outros. Assim a alimentação não fica monótona nem cansativa.


• Retire frituras e alimentos industrializados. Refogue os alimentos com o mínimo possível de óleo, use óleo de coco extravirgem e azeite de oliva.


Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.


Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta online ou presencial pelos telefones 31 2573-0090 ou 99199-2929 (Whatsapp).


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