top of page
Buscar
  • Foto do escritorSivlia Ferolla

Sobrepeso e desnutrição. Pode isso?




Apesar de o imaginário coletivo nos remeter a imagens de pessoas magérrimas, quando falamos de desnutrição, é possível uma pessoa ter sobrepeso e desnutrição.


A desnutrição ocorre quando o corpo não recebe os nutrientes suficientes sejam os macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos) e/ou micronutrientes (vitaminas e minerais). Se uma pessoa se alimenta com excesso de gorduras e carboidratos e com carência de proteínas, vitaminas e minerais, com o tempo ela estará com sobrepeso e desnutrida.


Pessoas que abusam de alimentos ultra processados como fast food, embutidos, refinados, doces, refrigerantes e similares, ao invés do consumo de alimentos naturais como frutas, legumes, verduras tendem a apresentar déficit nutricional com o passar do tempo, pois são alimentos altamente calóricos, porém, sem valor nutricional.


COMO PERCEBER PESSOAS COM SOBREPESO E DESNUTRIÇÃO?


Nesse caso devemos ficar atentos à sintomas como: queda de cabelo, mudança na coloração das mucosas, unhas quebradiças, fadiga ao realizar atividades básicas, desequilíbrio intestinal e problemas metabólicos.


Para reverter o quadro, o ideal é dar preferência aos alimentos naturais e integrais. Quanto mais similares ao que se encontra na natureza e menos processado, melhor. Arroz, feijão, milho, batatas doce, baroa e inglesa são importantes fontes de energia.


Frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Carnes, aves, peixes, ovos são ricos em proteínas, fundamentais para manutenção de músculos e são importantes para o sistema imunológico.


Enfim, o ideal é que uma pessoa que apresente sobrepeso e desnutrição busque ajuda de um profissional de nutrição para a elaboração de um cardápio personalizado, que irá oferecer os alimentos necessários para suprir as carências e retomar a boa saúde.


Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.


Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090 ou 99199-2929 (Whatsapp).


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png
bottom of page