Suplementos alimentares são produtos compostos por substâncias como vitaminas, minerais, fibras, proteínas, aminoácidos, ácidos graxos (ômega-3), ervas e extratos, probióticos, aminoácidos, enzimas, entre outros.
Eles podem apresentar efeitos nutricionais, metabólicos e fisiológicos com o objetivo de complementar a alimentação caso a ingestão dessas substâncias, de forma natural, seja insuficiente.
Ou seja, são necessários somente quando houver carência de alguma dessas substâncias em nosso organismo e desde que sejam prescritos por profissional de saúde, de preferência nutricionista ou nutrólogo.
PRINCIPAIS TIPOS DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES E SUAS FUNÇÕES
GLUTAMINA
É a principal fonte de energia para as células intestinais e tem grande aplicação na reparação do intestino e, por consequência, na função imunológica do organismo.
Contribui também na construção das proteínas, ajudando a melhorar o desempenho e performance do praticante de exercícios de média a alta intensidade.
ÔMEGA-3
É uma gordura poli-insaturada cujos benefícios mais reconhecidos são proteção da saúde cardiovascular e cerebral. É também anti-inflamatório. Sua maior fonte está no gordura de peixes como sardinha, salmão, arenque e na linhaça.
VITAMINA D
Obtida principalmente pela exposição solar, sua principal função é auxiliar na absorção do cálcio, fortalecendo os ossos e ainda auxilia o sistema imunológico. Sua suplementação é indicada para quem não toma sol, grávidas, idosos, pacientes bariátricos, mulheres na pós-menopausa.
PROBIÓTICOS
São bactérias benéficas ao nosso intestino que podem ser encontradas em iogurtes, leites fermentados, além de cápsulas e sachês. Sua suplementação é indicada quando há disbiose (desequilíbrio da microbiota) intestinal e para o combate à baixa imunidade, problemas intestinais, bucais e íntimos.
Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.
Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta online ou presencial pelos telefones 31 2573-0090 ou 99199-2929 (Whatsapp).
Comments