
A fibromialgia é caracterizada por dor crônica e generalizada, principalmente em tendões e articulações e não se sabe ao certo a sua causa. É uma doença silenciosa, pois não é detectável em exames laboratoriais e é encarada como um transtorno psicológico.
O tratamento feito com remédios visa aliviar as dores, melhorar o sono, diminuir o cansaço e evitar a depressão. Entretanto, não é tão eficaz. Por isso, fibromialgia e dieta são grandes aliadas.
Como a alimentação pode aliviar a fibromialgia
Aposte em:
Alimentos ricos em cálcio e magnésio, pois esses minerais são fundamentais para melhorar a contração muscular e a transmissão dos impulsos nervosos. Ex: amêndoas, vegetais verde-escuros, lacticínios, atum, feijão, sementes, grão-de-bico, lentilhas, aveia, arroz integral.
Para evitar a depressão, invista em alimentos ricos em triptofano, elemento essencial na produção de serotonina, o neurotransmissor da felicidade. Ex: peixes, ovo, nozes, castanhas, leguminosas, semente de abóbora, linhaça, arroz integral e chocolate amargo.
Evite:
Como um dos principais sintomas é a insônia, deve-se evitar alimentos e bebidas estimulantes como álcool, café, chá preto e energéticos.
A dieta Low Fodmap - restrita em carboidratos fermentáveis também tem sido outra abordagem de pacientes com fibromialgia, pois reduz a dor e melhora a qualidade de vida.
O ideal é que se busque ajuda de um nutricionista para um cardápio personalizado, que irá oferecer os alimentos necessários para ajudar a conviver melhor com a doença.
Agora que você já sabe como a alimentação pode aliviar a fibromialgia, agende sua consulta e tenha um plano alimentar personalizado para suas necessidades.
Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.
Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090 ou 99199-2929 (Whatsapp).
Comments