top of page
Buscar
  • Foto do escritorSivlia Ferolla

Como entender rótulos de alimentos industrializados?



Como entender rótulos de alimentos industrializados

Como entender rótulos de alimentos industrializados?


Na correria do dia-a-dia, sei que é bem complicado manter a alimentação saudável ou até mesmo encontrar boas alternativas de alimentação rápida.


Dessa forma, o que resta é se alimentar de produtos industrializados, muitas vezes cheios de conservantes, corantes e aromatizantes artificiais que não fazem bem à saúde.


Entretanto, ainda assim dá para escolher as melhores opções entre os industrializados. Algumas marcas até já oferecem algumas opções menos artificiais.


Para ajudar nessa escolha, preparei esse valioso conteúdo sobre como entender rótulos de alimentos industrializados. Leia e compartilhe.


Desde 2001, o rótulo com informações nutricionais é obrigatório em qualquer produto industrializado, mas nem sempre as pessoas sabem interpretá-lo.


COMO CALCULAR O VALOR DIÁRIO DE UMA TABELA NUTRICIONAL? (%VD)


A porcentagem de valor diário (%VD) mostra a concentração de cada nutriente por porção de alimento, baseado em uma dieta de 2000 calorias por dia. Se um produto indicar que há 20% de açúcar, significa que 1 porção oferece 20% do açúcar total que deve ser ingerido diariamente.


LISTA DE INGREDIENTES


A lista de ingredientes mostra a quantidade de cada ingrediente que compõe o alimento. Os ingredientes aparecem em ordem decrescente, ou seja, o que tiver maior concentração aparecerá primeiro.


Se o açúcar vier em primeiro lugar, fique alerta, pois indica que quantidade é muito alta. O mesmo vale para demais nutrientes.


Às vezes, ingredientes como açúcar e lactose aparecem com nomes diferentes, o que pode dificultar a identificação. Para saber mais sobre isso, leia também os dois posts abaixo.




Evite alimentos com grandes concentrações de gordura trans, sódio, colesterol, corantes, edulcorantes e conservantes.


Consulte sempre um profissional de nutrição para ajudar na escolha de melhores opções alimentares, mesmo entre os industrializados.


Sou Silvia Ferolla, especialista em nutrição clínica há mais de 15 anos e PhD pela UFMG.


Saiba mais em www.silviaferolla.com.br e agende sua consulta pelo telefone 31 2573-0090.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png
bottom of page